segunda-feira, 10 de junho de 2013

Visita ao Jornal Zero Hora

Visita à redação do Jornal Zero Hora



No dia 28 de maio de 2013 a turma 81 da escola La Salle Esmeralda, visitou as dependências do Jornal Zero Hora. A Srta. Taise, jornalista responsável pela parte de atendimento ao leitor, foi quem nos recebeu. Subimos até a redação da Zero Hora e ficamos em um mini estúdio, onde são gravadas algumas chamadas especiais da TVCOM, ficamos de costas para a redação e as pessoas trabalhando como se nem estivéssemos ali! Esta atitude é compreensível até porque aquele espaço é um ambiente de trabalho. A visita foi muito interessante por nos mostrar a realidade de um profissional que trabalha na elaboração do periódico.



Taise nos contou que, num jornal, cada um tem a sua parte, que deve ser cumprida, para um bom desenvolvimento do jornal. É um trabalho em grupo que resulta no produto final diário. O jornal é divido em duas edições, sendo que a segunda é fechada próximo à meia noite, para ser liberada a impressão e distribuição aos vendedores e assinantes.
No estabelecimento da Zero Hora é elaborado o conteúdo, que impresso é vendido em todo e qualquer comércio público. No jornal estão contidas as informações ocorridas no mundo, no Brasil, em nosso estado e na nossa capital.



Como uma empresa que precisa ter capital para sustentar sua existência a Zero Hora destina 40% do seu espaço interno para publicidade e 60% do espaço às matérias. A publicidade traz investimentos, recursos para o jornal, e a matéria traz o conteúdo para ficarmos bem informados. Há também os recursos gerados pelos classificados e pelos assinantes, tudo em prol de uma estrutura gigantesca de funcionários e de informação. O parque de impressão do periódico é separado da redação, ele fica próximo ao Aeroporto. No interior do nosso estado há outros polos de impressão, para distribuições estratégicas do produto. Boa parte da logística do jornal é terceirizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário